Plataforma 3R: um recurso útil na implementação de programas de reabilitação respiratória

 

 

Comemora-se este mês um ano do lançamento da plataforma Reabilitação Respiratória em Rede – 3R (http://3r.web.ua.pt/) que visa sensibilizar pessoas com doenças respiratórias crónicas, familiares, comunidade e profissionais de saúde para a reabilitação respiratória. Esta plataforma foi desenvolvida para Portugal e para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa por um conjunto alargado de parceiros (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – Proponente do projeto; Escola Superior de Saúde do Instituo Politécnico de Leira, Administração Regional de Saúde – Centro, Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Mira , Associação de doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica e outras doenças respiratórias - RESPIRA, a Fundação Portuguesa do Pulmão e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia) e contou ainda com muitos outros colaboradores como o Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória (GIFCR) da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Air Care Center, Hospital Pulido Valente do Centro Hospital Lisboa Norte, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Centro Hospitalar de Leiria, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Unidade de Saúde Familiar de Santiago de Leiria, ACeS Baixo Vouga, ACeS Baixo Mondego, ACeS Pinhal Litoral e do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R) da ESSUA.


Na plataforma, os doentes, familiares e a comunidade em geral podem, por exemplo, consultar informações úteis acerca das doenças respiratórias crónicas e da reabilitação respiratória, acompanhar novidades sobre temas e visualizar vídeos de testemunhos de experiências vividas. Estes conteúdos têm como objetivo capacitar toda a família a melhor se ajustar aos impactos da doença respiratória. A plataforma 3R é também um ponto de referência para os profissionais de saúde que pretendem implementar programas de reabilitação respiratória baseados na melhor evidência científica. Os profissionais de saúde têm acesso a uma checklist de recursos materiais e humanos necessários para implementar programas de reabilitação respiratória, a uma lista abrangente de instrumentos/testes físicos sugeridos para avaliar os efeitos da reabilitação respiratória, a orientações de como implementar as sessões de exercício físico, a material informativo para a dinamização de sessões de educação e apoio psicossocial e a folhas de registo das diferentes sessões. Estes recursos são muitas vezes acompanhados de links com orientações relevantes nacionais e internacionais. Esta plataforma constitui um recurso útil para a prática profissional dos fisioterapeutas, elementos-chave nas equipas multidisciplinares de reabilitação respiratória.

 

Divulgue a plataforma 3R http://3r.web.ua.pt/ junto dos seus doentes e colegas!

 

 

 

O GIFCR  MARCOU PRESENÇA NO 9º CONGRESSO NACIONAL DE FISIOTERAPEUTAS

 

Saiba como....

 

 

 

Fisioterapeutas portugueses recebem prémios pelos seus trabalhos no European Repiratory Society International Congress 2014 e no XXX Congresso de Pneumologia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia 2014.

 

Saiba mais....

gifcr.apf@gmail.com